top of page
  • Milene dos Santos

Casamento Cívil - Tudo que você precisa saber - Milene Erdmann Cerimonial e Assessoria


Olá! Sempre temos muitas noivas com duvidas com relação ao casamento civil, por isso segue várias dicas legais para você já ir se planejando.

Foto: Estúdio Reversa

Se você vai casar na igreja Católica é necessário estar casada no civil antes de casar no religioso, não é permitido realizar cerimônia religiosa com efeito civil, a única exceção é se você já estiver com as documentações em andamento no cartório. Portanto é melhor se programar!

Outras igrejas permitem realizar a cerimônia civil juntamente com a cerimônia religiosa. Mas você vai precisar se certificar de que o celebrante escolhido faz essa cerimônia religiosa com efeito civil. E é importante se informar juntamente ao cartório sobre os passos a serem seguidos para que não dê nenhum tipo de problema.

Mas nada impede de você fazer o casamento civil no cartório durante a semana do casamento religioso.

Outras opções para o casamento civil

*Casamento em diligência: esse é quando o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que os noivos escolhem para realizar o casamento.

*Conservação de união estável em casamento: esse processo é feito quando já existe uma relação de convivência entre duas pessoas com o objetivo de constituir família. É feito no cartório, mas não tem a celebração, porque não precisa de um juiz de paz para fazer esse processo.

Quando começar dar entrada no casamento civil.

O prazo para você começar a ver sobre o casamento civil é de 60 a 45 dias antes da data que você quer realizar o casamento. Este prazo de 60 a 45 dias antes é para você ir se informar no cartório sobre todos os documentos necessários para dar entrada. E também sobre as particularidades do cartório. Aqui em Joinville, por exemplo, temos dois cartórios e uma diferença que vi entre eles é de que, um cartório exige, além dos noivos, a presença das testemunhas para dar entrada na documentação. Já o outro cartório não, basta os noivos para fazer este processo, as testemunhas podem ir apenas no dia do casamento.

Posso escolher o cartório?

Não. Os cartórios atendem por região da cidade, assim você vai ter que verificar qual cartório atende o bairro que você reside.

Quais os documentos necessários?

Segue uma relação previa de documentos,

– Certidão de nascimento atualizada; – Documentos de identificação (RG, CPF ou CNH); – Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.

OBS: A certidão de nascimento atualizada deve ser retirada no cartório aonde foi o registro e tem validade de 60 dias. Então precisa se programar, caso a sua certidão seja de outra cidade.

Quais são os regimes de bens?

É bom que os noivos conversem antes da celebração do casamento civil para definir na justiça como administrarão seus bens. Existem 4 tipos:

1 Comunhão parcial de bens: é quando todos os bens adquiridos após o casamento serão comuns ao casal.

2 Comunhão universal de bens: nesse todos os bens atuais de cada um e os depois do casamento serão comuns ao casal. Nesse, é preciso comparecer antes de dar entrada no casamento civil a um 3 3 Tabelionato de Notas para fazer uma escritura.

Separação total de bens: aqui cada um possui seus próprios bens antes e depois do casamento, que ficarão sempre como propriedade individual. Nesse regime também é necessário ir ao Tabelionato de Notas.

4 Participação final dos aquestos: É igual ao anterior, mas caso haja divórcio, os bens que adquiriram durante o casamento serão partilhados em comum.

Se decidirem por um regime que não precisa ir ao Tabelionato de Notas, é só seguir para o cartório e dar entrada no casamento civil.

Quanto custa?

O valor depende do tipo de casamento civil que os noivos vão escolher, mas a maioria tem valor aproximado de R$ 400,00.

Espero que tenha tirado as suas duvidas, qual quer coisa fico a disposição para tirar mais duvidas sobre casamento.

Milene Erdmann Cerimonial e Assessoria - Cerimonialista Joinville SC Jaraguá do sul, praias de SC. Cerimonial Joinville. Dicas de casamento. Virei noiva. Casamento Joinville.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page